sábado, 30 de novembro de 2013

5 alimentos para potencializar os efeitos da atividade física

A alimentação saudável está diretamente relacionada à melhores resultados com a atividade física. Os nutrientes precisam ser fornecidos de maneira equilibrada e de acordo com as necessidades individuais.
Entre todos os alimentos da nossa rotina, alguns ganham destaque quando pensamos em potencializar os benefícios do treino.
Segue alguns exemplos:
PEIXES (salmão, atum, sardinha):
Principais nutrientes: proteínas e Ômega 3
Função: As proteínas possuem função estrutural, fornecendo a matéria prima para recuperação dos músculos. O ômega 3, é um tipo de gordura boa, já que possui ação anti-inflamatória, reduzindo risco de doenças cardiovasculares e melhorando a recuperação e síntese de massa muscular.
• AZEITE
Principais nutrientes: vitamina E; ômega 6/9.
Função: Importante ação anti-inflamatória, e antioxidante, auxilia na redução dos radicais livres, protegendo a integridade e a função das células.
• AVEIA
Principais nutrientes: fibras solúveis e vitaminas do complexo B.
Função: Por ser fonte de fibras, tem absorção lenta, libera de forma gradativa a glicose, evitando picos de glicemia e insulina após sua ingestão. Além disso, auxilia no funcionamento do intestino e no controle do colesterol. As vitaminas do complexo B têm funções essenciais na produção de energia no metabolismo.
• OLEAGINOSAS:
Principais nutrientes: ácidos graxos essenciais (gorduras boas), vitamina E, vitamina D.
Função: Ação anti-inflamatória, e antioxidante. A vitamina D, é fundamental para absorção e manutenção dos níveis de cálcio, indispensável para a estrutura da massa óssea e contração muscular.
• BATATA DOCE
Principais nutrientes: vitamina A e do complexo B, carboidratos, potássio, cálcio, ferro.
Função: Fonte de carboidrato de absorção lenta mantém os níveis de açúcar no sangue e auxilia na recuperação das reservas de energia. Contém vitaminas e minerais indispensáveis, para a síntese e manutenção de massa muscular.
Lembre-se é fundamental associar os alimentos citados com uma rotina variada, principalmente com alimentação de qualidade e quantidade adequada.







Nenhum comentário: